quinta-feira, 27 de maio de 2010

Hipertexto

Segundo definição da wikipédia hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Uma das maiores revoluções do séc. XX, sem dúvida foi a internet. Adaptar-nos a um mundo midiatizado exigiu uma mudança brusca tendo em vista que boa parte da população ainda vive à margem da pobreza. Ter acesso à aparelhos tecnológicos não é fácil, mas nem por isso as informações deixam de chegar aos lugares mais remotos. Mas, é necessário nos adaptarmos a ela. Estas nos chegam aos montes e precisamos de tempo para digeri-las e processá-las. Com as comunicações em rede, grande parte da população tenta acompanhar as inovações, que estão ai para “facilitar” a vida do homem. Falar em tecnologia e comunicação em rede é ainda para muitos, motivo de dúvidas e incertezas, pois até bem pouco tempo não tínhamos o hábito de nos comunicarmos com tanta facilidade. Há muito tempo temos contato com as tecnologias sim, mas não com os grandes avanços que temos hoje a nossa disposição. Quando o poema nos chama a atenção para a possibilidade de desbravar mares nunca antes navegados, quer que nos voltemos para as novas possibilidades de um novo aprendizado, onde sejamos capazes de discutir, entender e aprender a trabalhar com a mídia que está a nossa disposição. Precisamos aprender como nos portar frente a tantos aparatos tecnológicos e por que não dizer, precisamos reaprender a pensar o nosso contexto atual. Hoje, essa geração pós-moderna, frente a tantas facilidades que tem ao buscarem uma informação, adquiriu a preguiça de pensar e até mesmo de ler bons livros.

2 comentários:

  1. Esse mundo virtual nos fascina a cada dia que passa.Quando precisamos de material de última geração e atualizado buscamos na internet e o hipertexto nos auxilia nessa navegação.
    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olhando os blogs dos colegas, percebi o empenho e dedicação em que realizaram as atividades.Vivemos na era da tecnologia, temos a preocupação de estármos sempre afinados nos equipamentos que estão em nossa volta. Vimos o que é hipertexto e sua importancia. Percebemos que ele nos leva além do que queremos saber, se utilizarmos os links, com isso aprofundamos mais nosso conhecimento.

    Telma

    ResponderExcluir