sexta-feira, 7 de maio de 2010

Quem sou como professor aprendiz


Bem, na minha maneira de pensar, ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade de que é necessário adquirir informações sistematizadas para levar aos nossos alunos, mas também temos que ter a certeza que na nossa interação com outro (aluno) vamos somar informações.
Procuro estar sempre despertando o interesse dos meus alunos (cursistas) para novas perspectivas nesse novo contexto em que estamos atuando, o qual requer um profissional ambientado, situado e atualizado com as novas tecnologias vigentes. Independente da área em que atuamos em nosso ambiente de trabalho temos que nos inteirar da filosofia de trabalho da nossa escola, e conseqüentemente do seu plano operacional se é que existe um, para podermos nos orientar quanto ao direcionamento da nossa linha de trabalho.
Estou sempre procurando aprender com os meus colegas e gosto de ouvir as propostas apresentas por estes. Lógico que tenho consciência que estar como tutora em um ambiente um pouco mais tranqüilo é muito diferente de estar ministrando aulas para várias turmas em dois ou mais turnos em ambientes muitas vezes desfavoráveis, pois este é o grande desafio para o qual os textos nos chamam a atenção.
Mesmo assim faço essa comparação, pois vivenciei até pouco tempo essa prática e sei que não é fácil, mas também não é impossível fazermos um trabalho de qualidade junto aos nossos alunos despertando-os para um aprendizado neste novo cenário da educação onde não podemos mais ignorar os aparatos tecnológicos que nos rodeiam, os quais devemos aprender e ensinar como funciona e qual sua contribuição com o conteúdo proposto.
Cursita: Ritinha Alves da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário